Segundo projeções da CNN, Kamala Harris se tornou neste sábado (7) a primeira mulher negra a ocupar a Vice-Presidência dos EUA. A ex-senadora, que tem uma longa trajetóriana vida pública, também foi a primeira mulher negra com ascendência asiática, e a segunda negra, a ser eleita senadora no país, a partir de 2017.
Kamala nasceu em 1964, em Oakland, na Califórnia e é filha de um professor jamaicano, Donald Harris, e de uma pesquisa indiana, Shymala Gopalan. Ela é formada em Artes pela Universidade de Howard e em Direito pela Universidade da Califórnia.
Durante a carreira, Kamala teve trabalho focado nas minorias, especialmente na área da comunidade negra e LGBTQIA na Califórnia. No Senado, teve conduta ativa contra as medidas de Donald Trump, atual presidente.
Harris chegou a lançar seu nome como pré-candidata à Presidência no ano passado, mas desistiu da disputa interna do partido em dezembro. A nomeação ao lado de Joe Biden já era esperada, assim como se espera que ela seja a possível substituta do democrata em 2024 ou em 2028.