O Dia Internacional da Dignidade Menstrual é celebrado dia  (28). Um tema de extrema importância. Para enfatizar a pauta, o Projeto Pobreza Menstrual da cidade de Parnaíba, realizou o I Evento de Dignidade Menstrual, no último sábado (27) na Praça da Graça para conscientização da temática.

Hoje o projeto Pobreza Menstrual atende 100 pessoas, mas o número só cresce, e as dificuldades em mantê-las com absorventes mensalmente. O principal objetivo do evento foi promover a conscientização sobre o tema, pois muita gente sequer conhece o termo “pobreza menstrual”.

Lembrando que a pobreza menstrual é caracterizada pela ausência de recursos básicos de higiene, como absorventes, água, sabonete, papel higiênico e infraestrutura adequada (banheiros seguros, saneamento básico e coleta de lixo). A temática está diretamente relacionada com a desigualdade social.

Contamos com um bate papo com ginecologista, Dr. Márcio Correia e da nutricionista, Karina Barreto que falaram sobre a saúde da mulher e a alimentação adequada no período menstrual, um momento importante para esclarecer várias dúvidas.

É necessário mobilizar e tomar o assunto entre as pautas importantes e pressionar dos representantes políticas para eles possam criar políticas públicas para solucionar esse problema.

“Dignidade menstrual é a compreensão de que todas as pessoas que menstruam possam ter o direito de receber os insumos necessários para viver a menstruação do modo mais higiênico e saudável possível”, pontou a coordenadora Dorane França.

Você pode fazer sua doação ao Projeto Pobreza Menstrual aqui em Parnaíba, veja abaixo o ponto de coleta: Banca de Revista da Praça Santo Antônio ou via Instagram @pobrezamenstrualphb 

I Encontro de Dignidade Menstrual  contou com a participação das parceiras ;

Brechó Magela
Clio cosméticos
Tupperware da Lu
D’proposito brechó
Joy Store
Brechó da Ray phb
Brechó mais você
Brechó da Aninha
Saturno Paper
Tá zerado brechó
Traços no papel
Amig  da Ilha Grande
Brechó3016
Artaurus
Ponto Bê Brechó
Brechó da irmã Fran
Traços no papel
Gabi lanches
Quel Artesanatos
Alunos de Enfermagem da Unip

COMPARTILHE SE VOCÊ GOSTOU
Autor

Escreva um comentário