Em cerimônia muito prestigiada, na manhã da última quarta-feira (12), a escritora e poetisa, Ednólia Fontenele recebeu o Título de Cidadania Parnaibana, em razão do trabalho desempenhado ao longo da sua carreira de escritora e pelas lutas na construção da história política da cidade.
A vereadora Fátima Carmino foi a autora da proposta de entrega do título. A sessão solene aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Parnaíba.
Na composição da mesa, o presidente da Câmara, Daniel Jackson, o vereador EdCarlos Gouveia, a autora da proposição, Fátima Carmino, a homenageada Ednólia Fontenele e seu irmão, o empresário Francisco das Chagas Fontenele (Mano).
A homenageada falou da importância do título de cidadania e da sua felicidade em recebê-lo. “Hoje é um dia especial para mim. E com muita emoção que estou aqui hoje, recebendo o título de cidadã Parnaibana, uma honra que me teve profundamente e me faz sentir ainda mais conectada com essa cidade maravilhosa que eu adotei com minha terra natal”, pontuou Ednólia Fontenele.
Ednólia lembrou da sua chegada à cidade aos 6 anos. “Quando cheguei nesta cidade, senti-me acolhida. Parnaíba tornou-se minha casa, meu lar. Lembro-me bem das minhas primeiras impressões quando cheguei aqui. Da minha casa era possível ver o trem passar todas as tardes. Lembro também da emoção de ver o mar pela primeira vez”.
Hoje, a escritora e poetisa tem o sentimento de pertencimento. “Ser Parnaibana é uma emoção que confunde com alegria, com gratidão, com felicidade. É um privilégio fazer parte dessa cidade, dessa cultura, dessa história. Receber o título de cidadã Parnaibana é um reconhecimento do amor que tenho por essa cidade ”, afirmou Ednólia.
Ednólia Fontenele, nasceu na cidade de Cocal Piauí, é bancária aposentada, membro da Academia Parnaibana de Letras e da Academia Parnaibana de Cultura.
A homenageada tem grande contribuição para o movimento estudantil da década de 70 e para a literatura, sendo destaque dos jornais Inovação, Querela, dentre outros. Também é autora de livros de poesia.