O fechamento do cadastro eleitoral é realizado no dia 4 de maio de 2022, 150 dias antes do pleito eleitoral. Depois dessa data, apenas a emissão de segunda via do documento fica disponível.
Jovens que completam 16 anos antes da data das próximas Eleições Gerais no Brasil – que terá o seu Primeiro Turno realizado no dia 2 de outubro de 2022 – já podem tirar seu título pela primeira vez. O voto no país é permitido a cidadãos maiores de 16 anos e obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.
A regularização do documento pode ser feita pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do sistema Título Net. O prazo também vale para os que desejam solicitar transferência de local, alteração de dados pessoais ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.
Antes de qualquer alteração, é importante que as pessoas que já possuem título verifiquem se há débitos ou multas antes de prosseguir. Outra maneira de consultar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).
Não deixe de tirar ou regularizar o seu título para exercer o seu direito como cidadão brasileiro. Você encontra todas as informações sobre Título de Eleitor e também sobre o calendário eleitoral de 2022 no site oficial do TSE.
Fonte: TSE – Tribunal Superior Eleitoral – tse.jus.br