Angela Davis professora, filósofa norte americana. Militante pelos direitos das mulheres e contra a discriminação racial. Angela é abolicionista penal, buscando o fim dos presídios como forma de cumprimento de pena.
.
Em 2003 lança o livro “Estarão as prisões obsoletas?”, no qual relata como chegamos ao modelo atual de presídios, traça um histórico das prisões no Estados Unidos, como as mudanças no sistema prisional foram feitas sob o viés racial, a guerra as drogas usada como justificativa neste processo e o advento das prisões de segurança máxima.


Faz ainda um recorte de gênero nesta análise. Ressaltando “a conexão entre o castigo corporal imposto pelo Estado e as agressões físicas a mulheres nos espaços domésticos”, sobretudo em relação às mulheres negras e latinas.
.
Todo esse processo culmina no que a autora chama de “complexo industrial-prisional” apontando para uma privatização não somente das prisões, mas de diversos serviços, como os de saúde e educação.
.
Por fim, Davis aponta algumas medidas para o fim das prisões, o que ela chama de “alternativas abolicionistas”, alertando já de início que é necessário mais de um único modelo de sistema alternativo de punição. Dentre as alternativas elenca: revitalização das escolas e do sistema de saúde, descriminalização do uso de drogas, defesa dos direitos dos imigrantes, programas de trabalho e salário digno.
.
Com linguagem simples, o livro é uma ótima introdução ao tema abolicionismo penal, traz importante discussão sobre penas, prisões, objetivos do sistema prisional com relevante recorte racial e de gênero. A leitura é bem rápida e interessante. 😉
📷Google
.
Fonte: DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas? Rio de Janeiro: Difel, 2019.

Fonte: @nemtaodireito

COMPARTILHE SE VOCÊ GOSTOU
Autor

Escreva um comentário