Seja por um aspecto decorativo ou para purificar o ar a nossa volta, uma única planta é capaz de transformar o ambiente. Não à toa, os lares têm sido tomados por inúmeros exemplares, em uma tendência conhecida como urban jungle.

Mas essa necessidade de contato com o verde pode ter raízes mais profundas. “Nem todo mundo tem consciência, mas isso se deve às energias que elas transmitem, dividindo conosco tudo o que têm de melhor”, diz a paisagista Ana Claudia Ethel, da Takuarobi.

Associadas à cura do corpo humano por diversas medicinas alternativas, acredita-se que elas seriam capazes de elevar a frequência de um indivíduo somente por sua proximidade. “É fácil notar como a energia se transforma quando estamos diante de um jardim. Suas cores e perfumes nos levam a um estado de soltura e verdadeira meditação”, defende a paisagista Sylvia Luz, da Topiaria.

Se todas as plantas têm o poder de transmutar energias, algumas ficaram famosas especificamente por isso. Mas é claro que nada disso vai funcionar se a planta estiver em sofrimento. Portanto, antes de comprar uma das espécies a seguir e se beneficiar de suas propriedades energéticas, verifique se ela terá as condições necessárias para sua sobrevivência, para então vibrar positivamente.

Alecrim
Usado para fins culinários, o alecrim é conhecido em termos espirituais por atrair amores sinceros e felicidade. 

Arruda
A erva fez sua fama na proteção contra o mau-olhado. A crença vem da religião de matriz africana umbanda, que usa arruda em defumações e banhos de descarrego para afastar vibrações ruins. Acredita-se que ela morre quando cultivada em locais carregados de más energias.

Avenca
Muito sensível, a avenca é um verdadeiro termômetro ambiental, pois tende a murchar com quedas de energia. “Ela absorve a energia ruim de quem entra na casa, mesmo que não seja diretamente contra você”, explica Sylvia. Mas a planta é tranquilamente revitalizada. Basta mantê-la sempre úmida e adubada.

Árvore-da-felicidade
Indicada para fortalecer o amor romântico, a árvore-da-felicidade é sempre plantada em duas mudas: a macho e a fêmea. “Para que ancore a energia do casal, é preciso que as duas sejam plantadas no mesmo vaso, nunca separadas”, afirma Cris Bevilaqua, designer de interiores e terapeuta de ambientes. Em espaços internos, deve ficar próximo a janelas.

Babosa
Também usada na umbanda, essa planta tem poderes curativos. Em casa, pode trazer prosperidade e combater a inveja. 

Cacto
Há quem diga que não se deve cultivar cactos dentro de casa, mas essa é uma poderosa planta de defesa, por conta de seus espinhos. 

Crisântemos
Conhecidos pela beleza e por promover bem-estar, felicidade e bom humor, são relacionados ao relaxamento e recomendados a espaços onde há tensão constante e discussões.

Dinheiro-em-penca 
Como o próprio nome diz, o forte dessa planta é atrair dinheiro. Por isso, o ideal é que ela fique perto de onde se guarda valores, mas deve tomar sol e ser mantida úmida.

Espada-de-são-jorge
Por conta de suas folhas pontudas, é associada ao poder de cortar energias negativas, como inveja, olho-gordo e mau-olhado. 

Guiné
É de uso obrigatório no candomblé e na umbanda, com função purificadora. Na crença popular, uma muda é capaz de proteger a casa de magia negra. 

Hortelã
Planta do bem-estar. Ter um pé de hortelã em casa é uma boa maneira de combater os medos e atrair prosperidade econômica. “Um banho de hortelã, com manjericão e alecrim, é indicado para renovar as energias. O melhor é que as ervas são cultivadas facilmente em casa”, diz Cris.

Jasmim-manga
É conhecida como a planta dos casais e tem o poder de fortalecer e apimentar relacionamentos. 

Lavanda
Muito indicada para relaxamento, dá astral poderoso graças a suas propriedades de limpeza. Associada à cura e à calma, pode ser cultivada em pequenos vasos ou no jardim. 

Lírio-da-paz
Atrai paz e pureza para a casa. Tem o poder de eliminar pensamentos negativos, más energias e até as ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos eletroeletrônicos e celulares.

Lótus
Planta poderosa para ter dentro de casa, a flor de lótus é sagrada no Oriente, símbolo da pureza no budismo. 

Manjericão
Ajuda a limpar e dinamizar a energia do ambiente. Acumula benefícios para a saúde e estimula a concentração.

Pimenteira
É comum o relato de receber uma visita e, após a saída desta, notar a pimenteira seca. Afinal, sua principal propriedade é absorver energias negativas e pensamentos ruins, protegendo os moradores. 

Romã
Fruto sagrado nas civilizações da Roma Antiga e da Ásia, simboliza o amor, a vida, a união, a paixão e o sagrado. No judaísmo, recomenda-se que as sementes sejam consumidas no primeiro dia do ano para atrair fortuna e fartura. 

Tomilho
Desde a Antiguidade Clássica, nos países do Mediterrâneo, essa planta é usada para afastar as más vibrações dos ambientes. Considerada purificadora, ela combate energias negativas, evita pesadelos e promove a autoestima. Tê-la em casa assegura a proteção do lar e de seus habitantes.

Fonte: Revista Casa e Jardim

COMPARTILHE SE VOCÊ GOSTOU
Autor

Escreva um comentário